Amanhã há buzinão de protesto contra a cobrança de portagens nas SCUT. Em Aveiro a concentração está marcada para as 17h00, na rotunda da Policlínica na EN 109, seguindo depois para a A29. A Comissão de Utentes Contra as Portagens na A17/A25/A29 promete intensificar protestos agora que se aproxima a data definida pelo governo para a introdução de portagens nas SCUT, dia 15 de Outubro.
Miguel Bento, da Comissão de Utentes, refere que foi realizado um estudo pelo Instituto Nacional de Estradas que mostra que "aquilo que o Governo diz serem as alternativas, não existem na prática. O estudo diz, mesmo, que as SCUT não têm qualquer tipo de alternativa nesta região. Não somos nós que o dizemos. É o Instituto Nacional de Estradas que até está intimamente ligado ao Governo".
Os utentes manifestam-se com buzinão amanhã na EN109 e ficam à espera da votação de mais um decreto de revogação de portagens no Parlamento: "Será votado no Parlamento, antes da introdução desta lei, um novo projecto lei que irá propor a revogação do que está em vigor. Ainda existe essa hipótese. A luta poderá e deve ter toda a razão de existir e tudo faremos para que o Governo tenha bom senso e se lembre daquilo que prometeu às pessoas: a não introdução de portagens nestas vias que são essenciais para a nossa região".
Iniciativas no momento em que se está em contagem decrescente para a
introdução de portagens nas SCUT. |