Ílhavo assinala o centenário da instauração da República com a inauguração do Centro Escolar Nossa Senhora do Pranto. Antes, às 10h30, a Música Nova, junto aos Paços do concelho, e a Filarmónica Gafanhense, junto ao centro cultural da Gafanha das Nazaré tocam o hino nacional.
A Câmara Municipal de Aveiro assinala o Centenário da República com comemorações que irão decorrer ao longo de praticamente todo o dia, junto aos Paços do Concelho, e pretendem envolver a população local. Todos os cidadãos são chamados a participar na recriação histórica da implantação da república, trajando à época. As comemorações arrancam pelas 11 horas, com uma arruada, e só terminarão às 16h30, com o cantar da “Portuguesa”.
Em Anadia é dia para a inauguração de exposições “Letras e Cores – Ideias e Autores da República”; “Estórias Republicadas. Impressões que fazem História” e “República Portuguesa: 100 anos, 100 livros”. Haverá, ainda, a apresentação da edição especial evocativa da implantação da República (edição: Município de Anadia), e apresentação da monografia “Republicar Anadia. Memórias da implantação da República”.
Em Santa Maria da Feira, o centenário da República será assinalado com a recriação de alguns episódios ocorridos aquando a implantação da República, num espectáculo que conta com a colaboração de cerca de 500 actores e figurantes. O espectáculo está marcado para as 15 horas, no centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira.
Em Estarreja, será apresentado o livro “Homenagem a um Republicano de Estarreja – Francisco de Moura Coutinho de Almeida D' Eça”, da autoria de Luís Augusto Eça de Matos”, no Cine-Teatro de Estarreja, e um espectáculo com o Coro dos CTT de Coimbra. |