Há 4.4 milhões de euros para projectos e as candidaturas estão abertas. A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresentou o 1.º Aviso de Concurso do Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro que vai apoiar projectos em freguesias de Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Vagos.
Reforçar a competitividade das zonas de pesca, diversificar as
actividades económicas e promover a qualidade do ambiente costeiro são
os três eixos do programa que é liderado por uma parceria de entidades
da região ligadas ao sector da pesca. Para pequenos negócios,
comparticipações até 200 mil euros para entidades com fins lucrativos
até 60% do total de investimento e 500 mil euros e 100% de financiamento para entidades sem fins lucrativos são os tectos estabelecidos. Ribau Esteves espera que as comunidades locais saibam aproveitar esta ferramenta. Lembra que pode ser aproveitada para criar negócios que ajudem a complementar a pesca: “este aviso de concurso pretende convidar toda a gente a dedicar atenção à oportunidade que constitui a estrutura de apoios que este programa tem” Ribau Esteves adianta ainda que “estão em concurso cerca de 4.4 milhões de euros que visam financiar projectos nas três áreas que estão assumidas no plano do grupo de acção costeira”.
O autarca de Ílhavo e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresentou o concurso que hoje arranca. As candidaturas a fundos comunitários prolongam-se por dois meses até ao fim de Novembro. |