O novo centro escolar da Coutada, orçado em cerca de 1 milhão de euros e financiado por fundos comunitários a 70% do custo total, foi apresentado como um projecto que mantém a tradição na formação de crianças entre os 3 e os 9 anos, agora com integração de uma turma do pré-escolar e 4 turmas do ensino básico. Para o presidente da Câmara de Ílhavo que inaugurou esta terça-feira o segundo centro escolar do pacote de cinco da primeira fase de renovação do parque escolar, o CE da Coutada, projectado por um técnico da autarquia (arquitecto Mário Silva), tem a dimensão ideal para a formação das crianças. “Ninguém quis arrumar com o passado. Quisemos que este passado da velha escola da coutada tivesse presença no futuro. Esta dimensão de centro escolar de quatro salas do 1º ciclo e uma de jardim-de-infância é a nossa dimensão ideal para trabalhar esta formação. Não concordamos que é melhor outras dimensões com 400 ou 500 alunos. Nós discordamos. Esta dimensão dá personalidade e é essa personalidade e individualidade que queremos preservar”, disse o autarca que dirigiu aos pais a mensagem que arrancou sorrisos. “Fica a mensagem aos pais para que continuem a fazer meninos porque queremos que estas escolas e estes investimentos tenham futuro. Queremos que esta malta cresça e que tenham sucessores”.
Alunos dos 3 aos 6 anos e dos 6 aos 9 anos vão frequentar o estabelecimento que manteve de forma simbólica a palmeira que foi durante muitos anos a imagem de marca da velha escola da Coutada.
A directora do agrupamento de escolas de Ílhavo salientou a importância do equipamento no projecto educativo. “A escola representa uma responsabilidade grande. Corpo docente, pais e alunos também verão aqui uma grande oportunidade para se empenharem no máximo na formação das crianças. |