Isabel Freitas Valente e Ana Reis Ribeiro coordenam a obra “Debater a Europa” lançada na Escola Profissional de Aveiro e que tem a chancela do Centro Europe Direct de Aveiro. É uma compilação de atas de um encontro realizado na escola no Verão de 2009. Para Isabel Valente trata-se de uma obra interessante porque junta textos de especialistas em diferentes áreas numa análise transversal. Uma das autoras do livro refere que o objectivo se baseia na interdisciplinaridade, que permite debater questões sobre actualidade da Europa e de Portugal. “Uma interdisciplinaridade que fazia parte dos objectivos e ao mesmo tempo estabeleceu partículas e salutares relações inter-institucionais. Permitiu debater questões candentes da actualidade europeia e de Portugal”.
Isabel Freitas afirma que“Debater a Europa” é um livro de interesse geral, e não só para especialistas.Os alunos são destinatários preferenciais mas não são os únicos. “Pensamos que este volume tem um elevado interesse para um público bastante diversificado, não apenas para o meio académica e para especialistas, mas também para o público em geral”.
Para a autora trata-se de uma obra útil ao conhecimento da sociedade civil sobre a Europa. “Tem um objectivo primário de debater as questões prementes da actualidade europeia, de aproximar as instituições europeias e intelectualidade europeia do cidadão comum, neste caso concreto, o português, portanto, tem o objectivo de informar, divulgar e reflectir sobre todas estas questões”.
Livro lançado esta tarde na Escola Profissional de Aveiro no dia em que arranca o II seminário de Verão para debater a Europa. Durante dois dias, Acílio Estanqueiro, João Rui Pita , Manuel Porto, Ana Ribeiro, Jorge Castro e Adriano Moreira vão falar sobre Portugal e a Europa. |