O Presidente da República está de visita ao distrito de Aveiro. Cavaco Silva estará na Universidade de Aveiro, a partir das 14h30, para participar na sessão “Rotas de Investigação sobre o Mar”. A sessão terá lugar na reitoria da UA e dará conhecer ao Presidente da República as actividades de formação, investigação e cooperação na área do mar em que a instituição está envolvida.
Na parte da manhã, Cavaco Silva irá presidir às cerimónias militares e protocolares das comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco, no monumento comemorativo da batalha. Do programa, que tem início a partir das 8h45, consta ,ainda, uma visita ao Museu Militar do Bussaco, uma cerimónia que contará, também, com as presenças de Augusto Santos Silva, Ministro da Defesa, do General Pinto Ramalho, Chefe do Estado-Maior do Exército, D. Albino Cleto e o Duque de
Kent, em representação da Coroa Britânica.
Ao final da tarde, o Presidente da República irá inaugurar o Centro
Escolar Santa Maria Manuela, na Gafanha da Nazaré, naquela que será a
primeira inauguração dos cinco centros escolares construídos pela Câmara de Ílhavo e que representam um investimento total de cerca de 10 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo revela que o
convite a Cavaco Silva surgiu com o objectivo de dar a conhecer o Porto de Aveiro, o Santa Maria Manuela e a UA e apela à participação dos cidadãos na inauguração do novo centro escolar: "Fazemos um convite especial para que as pessoas do nosso município adiram à visita do PR, muito especialmente à inauguração do Centro Escolar Santa Maria Manuela. As restantes visitas são de trabalho para Cavaco Silva conhecer estas três competências da nossa região".
Às 12h15, Cavaco Silva irá visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, às 15h30, o Navio Santa Maria Manuela e às 16h45, o Porto de Aveiro. Ribau Esteves revela, ainda, que está disposto a pedir ao Presidente da República que ajude Portugal, no momento crítico que o país atravessa: "No discurso de inauguração, tratarei em poucos parágrafos de pedir ao Presidente da República, em jeito de exigência, que ajude Portugal neste momento absolutamente crítico, em que parece que ninguém, nem quem governa, nem quem faz oposição, quer cuidar do país, cuidar dos interesses dos portugueses. Parece que só há gente interessada em politiquice".
A cerimónia de inauguração está marcada para as 18 horas. Amanhã será inaugurado o Centro Escolar da Coutada, às 18 horas, e na próxima quarta-feira o de Vale de Ílhavo, também às 18 horas. No dia 1 de Outubro será a inauguração do Centro Escolar da Légua, às 18 horas, e no dia 5, pelas 12 horas, será a vez do Centro Escolar Nossa Senhora do Pranto ser inaugurado. |