A cobrança de portagens nas SCUT Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto começa no dia 15 de Outubro. Falta pouco mais de um mês. As Comissões de Utentes Contra as Portagens prometem luta contra a decisão. "O Governo escolheu o confronto com as gentes dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Aveiro e Viseu. Escolheu a via do confronto, e vai tê-lo. Vai ter a luta na rua", ameaçam os responsáveis da comissão contra portagens na A25.
A Câmara de Aveiro lamentou a decisão governamental sobre a introdução de portagens nas autoestradas SCUT, considerando que é uma decisão "incompreensível e ditada por aspectos meramente económicos". Carlos Santos, vice presidente da Câmara de Aveiro, lembrou ainda que a autarquia procurou sensibilizar o Governo para "os graves inconvenientes e profundas injustiças que resultariam para Aveiro e para a região" da introdução de portagens nas SCUT mas não conseguiu evitar que o troço entre Esgueira e o nó do estádio fosse excluído do pagamento.
No campo das isenções ou descontos, válidos apenas até 2012, quem quiser beneficiar deverá ter um dispositivo electrónico. Ou a Via Verde ou o dispositivo electrónico de matrícula são as soluções fazendo prova de morada para garantir isenção nas primeiras 10 utilizações mensais que serão gratuitas para todos os residentes, particulares e empresas, das regiões envolventes a cada SCUT.
Em zonas de maior concentração populacional, as isenções e descontos servem um raio de 10 kms e em zonas mais dispersas o raio é alargado a 20 kms. |