O Governador Civil de Aveiro acredita que a população será a maior
beneficiada do protocolo hoje assinado entre a Comissão de Coordenação
da Região Norte e a Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro. O contrato surge na sequência da aprovação da candidatura apresentada pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro ao Programa de Prevenção e Gestão e de Risco Naturais e Tecnológicos, do Programa Operacional Regional do Norte. O montante da candidatura agora aprovada destina-se à aquisição de equipamentos operacionais de protecção civil para os corpos de Bombeiros.
José Mota garante, assim, que com mais meios é possível aumentar a segurança e o combate: "Naturalmente que este contrato beneficia aqueles que diariamente se entregam a esta causa de voluntariado como é o caso dos Bombeiros do distrito de Aveiro. Estes contratos permitem equipar melhor os bombeiros, vem dar mais sossego aos nossos cidadãos, aos cidadãos do distrito de Aveiro e do país porque os Bombeiros do Distrito de Aveiro ou de Lisboa, actuam no país sempre que necessário como temos tido oportunidade de constatar nos últimos tempos, especialmente no último mês".
Carlos Duarte, da Comissão de Coordenação da Região Norte, explica que
os meios adquiridos irão estar voltados para a segurança individual e
colectiva dos bombeiros para que a protecção aos agentes seja sempre
assegurada: "Estamos aqui hoje num acto simbólico de assinatura de um contracto de financiamento que vai permitir aquisição de equipamento de protecção individual para os bombeiros. Quer nas intervenções a nível fogos florestais, quer a nível de fogos urbanos, quer até eventualmente em intervenções a indústrias, nomeadamente químicas, que podem obrigar a equipamento específico de forma a garantirmos a protecção aos agentes que na sua missão importante para aquilo que é a protecção das pessoas e bens e para que possam sentir da sociedade que lhes dão os meios necessários para não terem o risco em relação à sua própria segurança. Esta é uma candidatura que abrimos para o Norte, para podermos permitir o financiamento em todas as 140 corporações dos bombeiros da região norte terem a oportunidade de o fazer".
Do total do montante, 70% serão financiados a fundo perdido e José Mota já garantiu que irá assumir a parte que caberia à Federação dos
Bombeiros do Distrito de Aveiro. Cerca de 21 mil euros irão ser atribuídos a cada uma das 140 corporações de Bombeiros da zona Norte. Desses 21 mil, 14 serão subsidiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). |