Uma semana de férias para os associados da Associação de Cegos e Amblíopedes de Portugal (ACAPO) na Praia da Barra. A acção começou no dia 23 e prolonga-se até dia 31 do corrente mês nas instalações da Colónia de Férias da fundação CESDA.
O presidente da ACAPO, Raul Marques diz que este campo de férias é uma acção querida pelos utentes e reforça a importância que a actividade tem na vida social dos participantes: "Acho importante porque as pessoas juntam-se e convivem e passam umas férias agradáveis. É a primeira vez que a delegação de Aveiro organiza este tipo de colónias, mas já houve a nível nacional e noutras delegações. E sendo a primeira vez, tem corrido bem".
A Fraternidade de Nuno Álvares (Associação dos Antigos Filiados no Corpo Nacional de Escutas), Núcleos de Cacia e de Esgueira, está a desenvolver até final de Agosto uma acção de voluntariado junto dos utentes da ACAPO.
Natividade Monteiro confessa que tem sido uma experiência positiva e destaca a animação e dedicação com que os utentes participam naquele tipo de actividades: "Como não conhecem a casa temos que lhes indicar. As ruas são todas elas desconhecidas porque nunca tinham vindo para aqui, por isso nós guiamos em qualquer coisa que seja necessário, embora uma grande parte tenha autonomia, conseguem andar com a sua bengala, depois é animação. Ainda esta semana um dos associados da ACAPO trouxe um acordeão, teve aqui a tocar e andei a dançar com eles, colaboramos assim, alegrando e estando com eles".
Augusto Jardino, secretário da direcção da ACAPO, explica que os passeios e os jogos são as actividades mais apreciadas pelos associados: "Do que mais estão a gostar, é desta colónia de férias que estamos a realizar, e também das visitas. Fizemos um passeio na ria que foi extraordinário e todas as pessoas que estiveram presentes acharam agradável".
Uma semana de férias para sentir o mar na praia da Barra. |