A Câmara Municipal de Aveiro aprovou ontem ceder duas parcelas de terreno à Junta de Freguesia da Glória, com vista à construção da nova sede, inserida no projecto do Parque da Sustentabilidade. A proposta avaliada ontem à noite, em reunião do executivo, prevê que a Junta possa alienar umas das parcelas do terreno por forma a financiar as obras da nova sede, orçadas em quase um milhão de euros.
Esta questão em particular, mereceu o reparo do PS, que volta a insistir que a autarquia devia alienar ela própria os terrenos e ceder o dinheiro às instituições. O vereador José Costa frisou que “penso que a Câmara deve inverter a situação nestas questões. Devemos definir qual o montante com que apoiamos e assim todos ficam a saber. Não se deve deixar para o mercado resolver. Deve ser a Câmara a fazê-lo”.
Já Élio Maia, presidente da Câmara, optou por realçar o risco que a Junta está a assumir, numa época em que não aparecem investidores para adquirir terrenos: “A própria Câmara não é capaz de encontrar um parceiro para investir e para comprar aquele terreno. A realidade actual a este nível não é a mesma que era há oito ou dez anos em termos de capacidade de investimento. A mudança é radical e temos que, naturalmente, ajustar o nosso estado à realidade com que nos confrontamos no dia-a-dia”.
Fernando Marques, presidente da Junta da Glória, esteve presente na reunião e garantiu que só em último recurso a parcela em questão irá ser alienada: “Reconheço que estas decisões, por vezes, não são fáceis de tomar porque há sempre quem fique com receio. O receio é legítimo, mas garanto que jamais pensaremos em dar outra utilidade ao terreno que não seja servir de garantia ao suporte de construção da nova sede da Junta de Freguesia da Glória. Antes de recorrermos ao terreno que agora a Câmara cedeu, tentaremos a todo o custo encontrar receitas noutros locais”.
O terreno cedido pela Câmara de Aveiro à Junta de Freguesia da Glória situa-se na Rua das Pombas. |