A incubadora de empresas de Estarreja já está a trabalhar. Acolhe dois casos de jovens empreendedores nas áreas do design e transportes. Com 7 salas de gestação, a Incubadora foi inaugurada esta semana pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Carlos Neto. José Eduardo Matos fala numa aposta em ideias criativas: “É uma aposta nas novas ideias, na criatividade e no potencial de cada pessoa. Reconheço que este projecto é mais vocacionado para os jovens o que significa uma aposta da nossa parte para que haja condições para os jovens se lançarem no mercado e de defenderem os seus projectos. No fundo aquilo que damos é um ponto de partida”.
A Incubadora abre as portas a novos projectos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.
O autarca sublinha ser esta uma alternativa ao Eco-Parque, fruto do trabalho de colaboração entre Câmara e Universidade de Aveiro. O vice reitor da UA, Carlos Neto, espera que este espaço seja um estímulo à criação de empresas: “Este projecto visa, por um lado, induzir uma gestão mais racional dos recursos, competências e equipamentos e, por outro lado, alavancar a massa crítica, força e dimensão adequada nas comunidades locais e regionais posicionando-as de forma estratégica no desenvolvimento de novas funções e actividades inovadoras, incrementando competências, visibilidade e projecção geográfica”.
Para além das condições físicas, a Incubadora oferece um conjunto de serviços como orientação técnica, acompanhamento na elaboração do Plano de Negócios, ou aconselhamento jurídico, contabilístico e financeiro.
Paulo Martins encontrou na incubadora a hipótese “de criar a minha própria oportunidade”. Lidera uma empresa de design que está em fase de incubação desde Fevereiro e aguarda a decisão de apoio ao seu plano de negócio para constituir a empresa: “Deram a oportunidade de desenvolver o meu próprio projecto. Temos apoio ao nível da gestão, temos boas instalações e temos a networking o que faz com que todas as pessoas que aqui entrem possam ser meus possíveis clientes”.
A plataforma de serviços de incubação é baseada no know-how e nas competências detidas pela GrupUNAVE, da UA, de forma a que a instalação destes serviços em Estarreja contribua para a alavancagem e consolidação da actividade empresarial e para a inovação do tecido empresarial local. |