A Navalria baptizou, esta manhã, os dois novos ferries da Transtejo construídos nos estaleiros da empresa. Em Julho, o ferry “Lisbonense” já segue para Lisboa e o “Almadense” ficará até ao final do Verão.
O administrador da Navalria salienta a importância que a construção dos dois ferries significa para a empresa. António Pontes revela que agora é altura de apostar em novos projectos, como o navio-hotel da Douro Azul, alargando essa aposta também ao mercado internacional: “Este é um estaleiro com boas infra-estruturas que durante muito tempo não sofreu qualquer investimento e não era possível suportar as infra-estruturas apenas com trabalhos de reparação. O que fizemos foi investir, formar e contratar pessoas e aumentar a actividade porque sem aumento de actividade não é possível suportar estas infra-estruturas. Quanto a projectos futuros, a Douro Azul assinou connosco um contrato para a construção de um navio-hotel de 80 metros, cuja produção já foi iniciada, e estamos a trabalhar para arranjar mais trabalho, também no mercado internacional”.
O Secretário de Estado dos Transportes elogia a modernização da frota levada a cabo pela Navalria. Correia da Fonseca destaca a capacidade dos ferries, tanto ao nível do número de passageiros e veículos que poderão transportar, como ao nível dos baixos consumos que suportam: “Fazem parte da modernização da frota. É uma frota com muita capacidade com mais de 300 passageiros e 29 automóveis a bordo o que melhora logo a produtividade. São motores com menores consumos e, por isso, tem menos efeitos ambientais negativos. Este esforço de modernização visa não só as condições de segurança e conforto dos passageiros, mas, também, as condições dos custos operacionais da empresa que ficam assim melhorados”.
Os novos ferries têm a capacidade de transportar 360 pessoas e 29 veículos, cada um. A construção das duas embarcações representou um investimento de cerca de 14 milhões de euros. |