O encontro São Bernardo/Benfica, da I divisão de andebol, esta Quarta-feira, às 21h00, em São Bernardo, está integrado na campanha Andebol Solidário e a receita será oferecida à Fundação Padre Félix. Uma dedicatória feita em nome de um homem marcante da freguesia, “pelo trabalho pastoral e social que desenvolveu em favor dos carenciados e da população em geral”.
Vítor Marques, da direcção da equipa de andebol, explica que é o retomar do projecto Andebol Solidário: “É o seguimento do nosso projecto de Andebol Solidário que já vai na sua 3ª época. Ainda não tínhamos tido possibilidade de realizar esta actividade para com uma instituição da freguesia. Aquela é uma instituição social que exerce um papel muito relevante ao nível do apoio às famílias carenciadas e desfavorecidas. Vamos fazer, também, uma homenagem pessoal ao Padre Félix, aproveitando o projecto que uma turma da Escola Secundária Mário Sacramento desenvolveu com a Fundação através deste jogo”.
Esta acção está a ser enquadrada na disciplina Área Projecto de um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro. Este grupo de alunos está a cooperar e desenvolver várias acções com a Fundação Padre Félix.
Segundo Vítor Marques o objectivo é manter os valores de outras acções que renderam perto de 1000 euros e o movimento de bilheteira dá confiança: “Temos expectativas de que vamos ter sucesso porque a iniciativa dos alunos foi muito interessante e o trabalho foi muito bem desenvolvido e publicitado. Aliado ao espectáculo desportivo, penso que seremos bem sucedidos e que conseguiremos atrair a camada escolar”.
Na sua actividade corrente, a Fundação apoia famílias carenciadas a satisfazer necessidades básicas em áreas como a alimentação, higiene, saúde, educação e cultura. Tem no entanto, para além do cariz assistencial, um trabalho meritório e activo no acesso dos membros dessas famílias a recursos e serviços que permitam uma progressiva inserção laboral, social e comunitária, respeitando a diferença e a dignidade da vida humana. |