A Universidade de Aveiro é a 37ª melhor universidade europeia e ocupa a posição 137 no ranking mundial no que diz respeito à produção científica. A classificação foi atribuída pelo «Higher Education Evaluation and Accreditation Council of Taiwan» relativamente ao ano de 2009 e na área de Engenharia e Tecnologia. Este estudo envolveu as 725 universidades do mundo mais activas em termos de produção científica e baseou-se em oito indicadores que, no seu conjunto, abrangeram critérios como a produção de artigos científicos, o impacto da investigação realizada e a excelência da própria investigação.
Manuel Assunção, reitor da UA, congratula-se com esta classificação e diz que a excelência é a filosofia da instituição: “É preciso, continuamente, manter e reforçar as áreas que são as escolhas prioritárias da universidade, mas, também, melhorar e aumentar a qualidade das outras áreas. A excelência é uma filosofia de existência”.
Deste ranking fazem ainda parte outras duas universidades portuguesas: a Universidade Técnica de Lisboa, que ficou na posição 189, e a Universidade do Porto, na posição 257. |