No próximo dia 14 a cidade de Estarreja acolhe a “Marcha pela Água”. Uma iniciativa que surge integrada na Dow Live Earth Run for Water, e que consiste numa série de acções de corridas e marchas realizadas em 192 países. O objectivo é alertar para a escassez da água em todo o mundo e para a necessidade de poupança, diz Claúdia Granadeiro, da Dow Portugal: “É uma acção simbólica para sensibilizar a população para a escassez de água e a necessidade de poupar água. A questão da água é um problema sério em todo o mundo. Se pudéssemos colocar toda a água existente no mundo numa caneca, menos de uma colher de chá poderia ser consumida. Todos os dias, morrem 6000 pessoas devido a doenças transmitidas pela água e mais de mil milhões não tem acesso a água potável”.
O problema da escassez de água é real e afecta vários países do mundo. Claudia Granadeiro apresenta alguns dados obtidos num estudo realizado pela Dow, dinamizadora desta iniciativa: “Uma em cada oito pessoas em todo o mundo não tem acesso a água potável e 80% dos casos de diarreia estão relacionados com o consumo de água imprópria. Estes casos resultam um milhão e meio de mortes anuais que na sua maioria são crianças com menos de cinco anos de idade. A água é um bem precioso e esgotável”.
Os eventos principais decorrem a 18 de Abril. Durante 24 horas, realizam-se corridas e caminhadas em várias cidades do mundo, para além de actividades educativas sobre a poupança de água. Em Estarreja esta marcha está, então, marcada para 14 de Março. |