Economia e desafios ambientais em debate nas Jornadas de Engenharia do Ambiente. A dualidade Economia e Ambiente dá o mote para as 1ª Jornadas de Engenharia do Ambiente sob o tema “O novo paradigma Económico e os desafios Ambientais”.
Os trabalhos decorrem no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, hoje e amanhã, por iniciativa conjunta do DAO e do Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro, com o patrocínio do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento e da Associação Académica da Universidade de Aveiro.
A sessão de abertura das jornadas está marcada para as 9h30, desta quarta-feira, seguindo-se a apresentação do Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente, por Ângela Martins, coordenadora do NEEA.
Às 10 horas, Carlos Borrego, diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento e do IDAD, apresentará o tema ”Desenvolvimento Sustentável e o paradigma da Globalização”, com que abre o primeiro painel dos trabalhos, moderado por Ana Paula Gomes.
O painel prosseguirá com as intervenções de Fernando Leite, administrador delegado da LIPOR (Serviço Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto), e de Ricardo Garcia, jornalista do jornal “Público” e autor de dois livros sobre Ambiente, que abordarão os temas “Mercado de resíduos: inovação, oportunidade e mudança de comportamentos” e “Sustentabilidade: uma abordagem pessoal”.
No painel da tarde, que se iniciará pelas 14h30 e será moderado por Myriam Lopes, serão apresentadas as intervenções “As cidades inteligentes: O contributo LNEG”, por Teresa Ponce de Leão, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia; “O papel da engenharia no desenvolvimento sustentável”, por Fernando Coelho, voluntário na Associação de Engenheiros para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária; “A sustentabilidade de eventos”, por Miguel Coutinho, secretário-geral do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento; e ”Engenharia do Ambiente: O futuro”, por Isabel Lança, coordenadora do Conselho Regional Centro do Colégio do Ambiente da Ordem dos Engenheiros.
A sessão de encerramento está agendada para as 17h45.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, as instalações da LIPOR, o Porto de Leixões e a ETAR (estação de tratamento de água residuais) de Sobreiras / Águas do Porto, são os destinos das visitas a realizar no dia 11 de Outubro. |