Aveiro recebeu no final da semana passada a quinta reunião do Comité de Seguimento da “Rede de Cidades Cencyl” na qual estiveram presentes representantes das cidades do centro de Portugal (Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Viseu), da Região Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca, Valladolid) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Em discussão esteve o progresso do plano de desenvolvimento territorial para estes municípios que, após a sua conclusão será remetido às instâncias europeias.
Dos projetos que foram abordados consta a ligação ferroviária de transporte misto do Eixo Atlântico que irá unir Aveiro a Estocolmo, já aprovado pela União Europeia.
Esta reunião deu continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido para a definição de uma estratégia comum destas regiões e para que seja estruturada uma rede de cidades duradoura com suporte jurídico.
Este encontro serviu ainda para assinar o novo Acordo entre os Beneficiários do Projeto “Rede de Cidades CENCYL” na sequência da aprovação e financiamento do mesmo no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha–Portugal.
Este programa define as modalidades de cooperação entre os outorgantes e determina as responsabilidades respetivas na execução do projeto de cooperação transfronteiriça. |