Uma montra on-line para vender calçado personalizado venceu o concurso nacional Nos@EUROPE, organizado pela Universidade de Aveiro. Escolas secundárias de todo o País responderam ao desafio de deixaram as suas ideias para a recuperação económica e financeira. O júri rendeu-se ao projeto apresentado pela equipa da Lixa, em Felgueiras.
“Arranjar uma solução e trabalhar essa ideia. As equipas, bem preparadas, apresentaram o que já existe. A equipa da Lixa foi buscar uma ideia brutal”, disse Ricardo Diniz, velejador profissional e empreendedor ligado à fundação da Portugal Ocean Race.
Numa região dominada pela indústria de calçado, os alunos do 11º ano da escola secundária da Lixa pensaram em criar força de vendas aproveitando a internet, como explica Eulália Abreu. “Expor ideias de forma a ser aproveitadas. É uma montra virtual. O calçado iria ser feito nas empresas da região”.
A personalização ou mesmo criar pares de calçados únicos são outras virtudes, refere o professor Virgílio Alves. “Uma exposição 3d de projetos de design. Podemos fazer com que o sapato seja personalizável. Isto nunca foi materializado”.
A melhor ideia valeu viagens a Bruxelas e um ano de propinas pagas na UA se optarem pela instituição. |