Foi mais um momento com reflexão e partilha de ideias. Aveiro assistiu a uma maratona de 8 horas TED 2012 em direto a partir de Long Beach, Califórnia, com transmissão em direto na Pizzarte. Participantes ávidos de conhecimento, partilha de ideias e ação juntaram-se ao TEDxAveiro para ficarem a par da conferência Full Spectrum. Um evento com oradores e performers que abordaram questões centradas em três temas: Terra, Multidão e Cidade.
A beleza incalculável do nosso planeta, a obscura “política do petróleo” e uma sátira musical do grupo de teatro The Civilians sobre as alterações climáticas e a forma de estar na vida, pautaram as intervenções no painel “A Terra.
Fica o destaque para Karen Bass, uma realizadora de documentários e reportagens de história natural, mostrou aos participantes imagens únicas de sítios no nosso mundo de uma beleza incrível e de difícil acesso, como as montanhas do Alasca e os Andes na América do Sul, sítios que conheceu e a fazem sentir privilegiada. Karen Bass falou de como é interessante a descoberta de novas espécies, da importância da perseverança e das novas tecnologias. “Estar no sítio certo à hora certa” é um dos segredos da realizadora.
No painel sobre “a Multidão”, Frank Warren que há 7 anos criou um projeto chamado PostSecret desafiava pessoas a escreverem postais anónimos com segredos. Cameron Carpenter trouxe para o palco TED peças tocadas em órgão, uma máquina que para ele transforma energia em música e a música em emoção. Por isso, Carpenter tem um sonho criar um órgão digital móvel para levar a música a muitos. Ser empreendedor da própria vida e construir redes sociais são uma grande aposta para Reid Hoffman, um dos fundadores e CEO do LindedIn.
Quanto às cidades do futuro, os oradores, envolvidos em projetos para tornarem as cidades espaços mais humanos, defendem espaços assentes no verde,com mobilidade e tecnologia e socialmente inclusiva.
A presidente de Long Beach, Suja Lowenthal, partilhou o projeto de uma nova cidade que está a ajudar a construir na África do Sul, lembrando o sonho de Nelson Mandela City for Tomorrow. A cidade, um tema que contou com a atuação de um grupo de gospel de adolescentes, da escola The Mama Foundation for the Arts, e com a apresentação do SETLive, um projeto que convida o cidadão comum a ser cientista e a contribuir para encontrar vida inteligente no universo.
O TED ainda guardou um momento para atribuir aquele que é o TEDPrize, que este ano vai para… The City 2.0, um projeto que investe e acredita no talento colectivo: líderes, empresas, organizações e cidadãos vão ficar conectados. |