Bloco de Esquerda exige ao Governo medidas em defesa da solvabilidade da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva. Lembra que aquela estrutura “está em insolvência e a possibilidade deste processo culminar com a liquidação da instituição é preocupante”. Esse cenário, se for concretizado, diz o BE, “representará um enorme retrocesso para a sub-região do vinho verde do Paiva”. O deputado Pedro Filipe Soares questiona o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, no sentido de alertar para a situação da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva e exigindo medidas para garantir a sua solvabilidade.
O Bloco de Esquerda considera necessário o empenho governamental para em defesa da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva, que no de 2010 processou mais de 1000 pipas de vinho dos seus cerca de 300 filiados. Os filiados são produtores de vinho que estão dependentes do funcionamento da Adega.
O Bloco de Esquerda alerta para o impacto negativo que poderá ter o encerramento da Adega, num concelho com uma taxa de desemprego bastante superior à média nacional. |