Aveiro já tem 17 postos de abastecimento de viaturas eléctricas. A revelação foi feita durante a apresentação da viatura Mitsubishi i-MIEV, único carro 100 por cento eléctrico neste momento à venda em Portugal. Esta acção promovida pela Corvauto em Aveiro e Ílhavo. Gasta pouco mais de um euro para fazer 100 kms. O preço de comercialização ronda os 36 mil euros. Élio Maia gostou da condução. “Em termos de qualidade de vida das cidades é factor importante. É histórico. É a primeira vez que aqui na cidade circula um veículo eléctrico. Estamos preparados para receber veículos eléctricos com 17 postos de carregamento e temos o projecto da Renault/Nissan. É o futuro”, disse o presidente da CMA que admite reforçar a frota da autarquia com viaturas eléctricas quando tiver dinheiro disponível. “O meu problema é a cor do carro”, disse em tom de brincadeira.
Luís Pinho, da marca que comercializa a viatura, diz que se trata de um carro que vem mudar os hábitos na vivência urbana. “Este carro tem tracção ao eixo traseiro. A autonomia são 160 kms. A carga rápida faz-se em 20 minutos e faz 80% da carga. Em termos urbanos é perfeito”, disse Luís Pinho.
Apresentação da viatura 100 por cento eléctrica da Mitsubishi num dia em que foi destacada a importância da mobilidade urbana eléctrica, premissa integrada no Projecto MOBI.E do qual Aveiro faz parte. O carro foi conduzido pelo presidente da câmara municipal de Aveiro no trajecto desde os Paços do Concelho até ao Rossio, ao local do posto de abastecimento eléctrico.
A Rede Piloto da MOBI.E que pretende dotar as cidades de equipamentos de carregamento de veículos eléctricos e que está a iniciar a instalação. |