sábado, 15 de Dezembro de 2018  14:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Mourinho Seguros Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Molotoff

Molotoff

Comece por bater as claras. Quando estiverem meio batidas, junte 2 colheres de açúcar e continue a bater sem parar até ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-12-2018

Gastronomia de Bordo mostra caldeiradas da Murtosa.



Depois de Peniche e Ílhavo terem recebido a 1ª edição do Festival Gastronomia de Bordo chega a vez da Murtosa apresentar o melhor da sua gastronomia.

Durante 4 dias, a partir de hoje e até domingo, 7 estabelecimentos desta localidade vão apresentar caldeiradas feitas com o melhor pescado local, com destaque para as enguias.

O Festival Gastronomia de Bordo insere-se no projeto de programação cultural em rede "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades", que une os Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche na dinamização de dezenas de atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.

A dimensão gastronómica é uma das temáticas abordadas no projeto, a partir do referencial coletivo do mar, das pescas e das vivências das comunidades, valorizando as especificidades de cada um dos territórios e projetando para os dias de hoje os pratos confecionados a bordo das embarcações de pesca longínqua (Ílhavo), costeira (Peniche) e lagunar (Murtosa).

O programa do festival Gastronomia de Bordo propõe algumas atividades complementares às degustações nos restaurantes, que visam dar a conhecer o património gastronómico, cultural e social da Murtosa.

Esta quinta, pelas 16H00, está marcada a abertura oficial do festival, com uma cerimónia na COMUR-Museu Municipal da Murtosa.

Na sexta-feira, dia 7, a partir das 10H00, terá lugar a iniciativa “A Enguia da Ria: a Embaixadora da Murtosa”, que propõe uma visita guiada, conduzida pelo Professor Mike Weber, da Estação Litoral da Aguda, em busca dos segredos desta espécie emblemática.

A partida será das instalações da Fábrica de Conservas da Murtosa, na Zona Industrial.

No sábado, dia 8, pelas 10H00, a COMUR-Museu Municipal será o ponto de partida para a visita “Da água à mesa: embarcações e conservas na história da enguia da Murtosa”, guiada por Etelvina Almeida.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®