Ingredientes: 1 kg lulas pequenas
3 tomates grandes
2 alhos
3 cebolas
3 c. de sopa de manteiga
2 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de farinha
vinho branco q.b.
leite q.b.
pimenta preta q.b.
caril em pó q.b.
sal q.b.
Preparação: Depois de amanhadas as lulas, cortam-se as aletas e os tentáculos em pedaços pequenos, deixando os sacos inteiros.
Finamente, pica-se uma cebola e um alho levando-se ao lume com uma colher de azeite e outra de manteiga. Mexe-se e quando começar a fritar, juntam-se os bocados das lulas e refogam-se, deitando-se lentamente gotas de vinho para não escurecerem.
Tempera-se com a pimenta preta, sal, uma pitada de caril e enchem-se os sacos das lulas com este preparado, fechando-se com palitos.
Cortam-se as restantes cebolas, o alho, e os tomates em pedaços pondo-se num tacho com outra colher de azeite, tapando-se e deixando cozer em lume brando até se desfazerem.
Passam-se pelo passe-vite temperando com sal e ligando-se com a farinha desfeita em 2 dl de azeite. Leva-se ao lume mexendo-se e juntando-se lentamente leite quente até fazer um molho em quantidade suficiente para cozer as lulas.
Por fim, metem-se os sacos recheados num tacho, tendo o cuidado de não os sobrepor, deixando-se fervilhar em lume lento.
O molho deve ficar apurado e cremoso.
Rectifica-se de sal. |
|
|