BIFES FRITOS

Ingredientes:
4 c. de sobremesa de margarina
sal
4 bifes de vaca

Preparação:
Coloque os bifes numa tábua de cozinha ou num prato e, no caso de terem muitas gorduras ou partes duras (normalmente de cor branca), com o auxílio de uma faca afiada, corte-as e elimine-as cuidadosamente. Nunca lave nem bata o bife, por muito que lhe digam que a carne fica mais tenra, isso é mentira, e tempere-o com sal.

Leve uma frigideira ao lume forte e, quando estiver quente, junte a manteiga ou margarina, rodando a frigideira para espalhar a gordura. Quando a gordura começar a ferver, coloque um bife (frite um bife de cada vez, porque senão soltarão muita água e os bifes ficarão secos e cozidos...).

A cada bife que for fritar, acrescente um pouco de margarina, se necessário. Quando o lado voltado para baixo estiver frito, vire-o, mas apenas quando estiver dourado por baixo. Vire-o, deixe fritar o outro lado retire e mantenha-o aquecido, enquanto frita os outros. A técnica correcta é virar apenas uma vez, para não perder todo o líquido e ficar duro, portanto, deixe-o fritar bem, antes de virar. Se gosta de bifes mal passados, deixe fritar menos de cada vez. O tempo de fritura de cada bife vai depender não só da espessura do bife, mas também do seu gosto pessoal.

Nota: Pode temperar os bifes com sal e alho, antes de fritar.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt