O Arquivo Municipal de Estarreja irá preservar 110 anos de história, escrita ao longo das cerca de quatro mil edições do jornal “O Concelho de Estarreja”, que a Câmara tem agora sob a sua responsabilidade.
O presidente do município estarrejense, José Eduardo Matos, e João Sousa Mota, representante da família proprietária do jornal, assinaram, recentemente, o protocolo que formaliza a transferência da colecção centenária para o Arquivo Municipal.
Muito satisfeito por contribuir para o reforço da história local e para a defesa de um “património familiar inestimável”, José Eduardo Matos não resistiu, durante a cerimónia, a folhear o número 1 do “Concelho de Estarreja”, com data de 1901. Passados 110 anos, estas “fotografias, factos e pessoas que fizeram uma parte muito importante do melhor da nossa história vão ser disponibilizados aos estarrejenses”, referiu.
O processo não será imediato, uma vez que as centenas de exemplares vão sofrer um “trabalho laborioso”, que passa pelo “recenseamento, limpeza, ordenação, tratamento intelectual, catalogação e digitalização”, conforme explicou a arquivista Norvinda Leite.
A informação será disponibilizada ao público em formato electrónico, uma vez que “os originais são documentos facilmente deterioráveis, já estão muito frágeis e vamos tentar preservar a sua longevidade”, explicou a técnica.
Diário de Aveiro |