O PSD entregou ontem na Assembleia da República um projecto de resolução recomendando ao Governo que adopte acções de protecção do Baixo Vouga Lagunar. No documento, os deputados sociais-democratas defendem a implementação das “medidas necessárias para travar a progressiva degradação dos solos agrícolas” devido à “acção das águas salgadas e poluídas da Ria de Aveiro”.
O investimento, que proporcionaria o “aumento da produtividade” agrícola, deve incidir na conclusão do sistema de defesa contra marés, na criação de um sistema de drenagem, no adensamento da estrutura verde e na melhoria da rede viária (ver caixa).
As obras deverão ser concretização com recurso a verbas de programas comunitários de apoio ao desenvolvimento rural, defende o PSD, um dos partidos da coligação governamental, a par com o CDS.
No projecto de resolução, o partido sustenta que o investimento visa proteger “importantes ecossistemas” que “estão em processo de degradação do ponto de vista agrícola e ambiental”, principalmente devido às águas “salgadas e poluídas” da ria e às “cheias cíclicas descontroladas do Rio Vouga”.
“É importante criarem-se condições para que as actividades agrícolas sejam viáveis, sendo para isso necessário proteger as terras aráveis, promover o controlo das cheias e intervir nas infra-estruturas de drenagem, rega e caminhos”, avalia.
Os sociais-democratas declaram que a “grande luta” no Baixo Vouga Lagunar é a “preservação dos solos agrícolas” locais, que “têm dos potenciais mais elevados do país” e são um “recurso escasso”.
(Ler artigo completo na edição em papel)
Rui Cunha
Diário de Aveiro |