Mais de 500 os atletas cruzaram a linha de meta no Grande Prémio de Atletismo "Vila da Palhaça", disputado no passado domingo. Missão cumprida, pela organização, a cargo da ADREP, que assim estabeleceu um novo recorde de participações, reforçando claramente o estatuto de principal prova de atletismo da região, a nível quantitativo e qualitativo. Uma jornada de atletismo de eleição, de acordo com o extenso pelotão, que integrou alguns dos maiores nomes do meio fundo português e internacional. Sobressaíram dois atletas, vindos do Quénia.
Em seniores femininos, o protagonismo foi da reputada queniana, Milka Jerotich, que se impôs na ponta final à sua compatriota, Elizabeth Rumokol, sexta classificada no Campeonato do Mundo de Corta-Mato. Pouco depois, a completar um quarteto de luxo, chegavam as duas melhores portuguesas, Mónica Rosa e Leonor Carneiro, ambas do Maratona Clube de Portugal.
O também queniano, Kenneth Kiplimo, deu espectáculo na prova de seniores masculinos. O atleta saiu decidido para a primeira de duas voltas, exibindo um à vontade impressionante, à primeira passagem pela meta. Na segunda volta, materializou a superioridade evidenciada e bateu dois dos melhores atletas nacionais: a revelação do atletismo português, José Moreira (9º classificado na maratona do Campeonato do Mundo, em Berlim), em representação dos Cyclones; e Paulo Gomes, uma das figuras de proa da equipa Conforlimpa, vencedora da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Bairradinos em destaque. Numa competição de tão elevado nível, o meio fundo bairradino acabou por ter grandes dificuldades para se impor. Ainda assim, há alguns resultados a salientar, como o pódio completo de juniores femininos, constituído por três atletas da região que, curiosamente, começaram todas elas na ADREP. Débora Santos e Susana Rosa, entretanto recrutadas pela ADERCUS, foram as primeira e segunda classificadas, enquanto Sara Barreto, da ADREP, fechou o pódio. Também no pódio, há a destacar o surpreendente segundo lugar, conseguido pela atleta da casa, Diana Viegas, no escalão de juvenis femininos. No escalão de juniores masculinos, foi a equipa da Serena a meter um atleta entre os três melhores: Gabriel Silva, no terceiro posto.
Seniores. Nas provas de seniores, Carla Martinho, em representação da ADERCUS, foi a melhor classificada, entre as atletas da região. A atleta palhacense, também ela lançada para a modalidade pela ADREP, alcançou o quinto lugar. A organização deu ainda oportunidade para os mais velhos mostrarem vitalidade, com classificação para cinco escalões de veteranos. Neste particular, destaque para o sector masculino, com o anadiense, Alberto Almeida (CP Valongo do Vouga), a ser 2º classificado, impondo-se num grupo de 32 atletas, do escalão entre os 40 e os 44 anos.
No grupo de atletas entre os 45 e os 49 anos, destacou-se Mário Silva, outro anadiense, desta feita em representação de uma equipa do distrito de Viseu. Este veterano, de Sangalhos, foi o terceiro classificado, entre 34 participantes.
No derradeiro escalão, brilhou um outro atleta do concelho de Anadia, curiosamente, também ele residente em Sangalhos. Em representação da Casa do Povo de Valongo do Vouga, Joaquim Almeida impôs-se entre os oito atletas com mais de 60 anos que cumpriram os 10 quilómetros de prova.
Há ainda a registar uma classificação única, feminina, para atletas com mais de 40 anos, que contou com dez participantes. A vitória coube a Ilda Martins, da equipa da Serena.
Classificações
Infantis - Tatiana Henriques (CR Estarreja) e António Rocha (Astromil). Iniciados - Patrícia Tavares (UD Valmaior) e Rúben Costa (ACD Lavandeira).
Juvenis - Jéssica Matos (CR Estarreja) e Adrião Rodrigues (NA Cucujães).
Juniores - Débora Santos (ADERCUS) e Rúben Felizardo (CA Seia).
Seniores - Milka Jerotich (Quénia) e Kenneth Kiplimo (Quénia).
Veteranos - António Fernandes (Vale Cambra), escalão 1; João Gouveia (AAB Régua), escalão 2; Pedro Soares (AR Estrela do Sul), escalão 3; António Sá (CA Ovar), escalão 4; Joaquim Almeida (CP Valongo Vouga), escalão 5.