GIL FERREIRA EM QUARTO

O atleta Gil Ferreira, da ADERCUS, ficou em quarto lugar na 24ª edição da Maratona Seaside de Lisboa 2009, prova que voltou a bater o recorde de participantes, 1152 atletas, e onde também participou António Pereira. De destacar ainda o convite que Solange Jesus recebeu para ingressar numa universidade norte-americana.

Sem a presença dos atletas africanos que, à última hora entenderam não participar na competição, o português Vasco Azevedo, vencedor da maratona de Lisboa, em 2007, que tem como recorde pessoal 2h19m21s, obtido o ano passado na maratona de Macau, voltou a triunfar, mas agora no novo percurso da competição.

Nos lugares seguintes, subiram ao pódio: 2º lugar atleta Oleksiy Rybalchenko (Ucrânia) com um registo de 2h22m16s, 3º Mark Dalkins (Inglaterra) com 2h30m25s e Gil Ferreira (ADERCUS) com 2h30m32s foi o 4º classificado a escassos 7 segundos do pódio. António Pereira (ADERCUS) foi também o 21º classificado com 2h51m04s.

Gil Ferreira, que foi o segundo atleta português na sua terceira participação em provas de maratona, correu praticamente sozinho em contra-relógio durante os 42.195m de prova, dado que se isolou desde o início da prova, o trio de atletas que ocuparam todos os lugares do pódio, tendo os restantes seguido em ritmo muito inferior. Quanto a António Pereira, após a participação na ultra-maratona Melides-Tróia, estreou-se agora no asfalto na distância clássica, com uma prova cautelosa, passando à meia-maratona em 1h22m, mas, ainda assim, não evitou uma grande quebra na segunda metade, facto comum à maioria dos participantes, face ao grande desnível do percurso que passou do nível do mar para uma cota de 80 metros.

No próximo domingo, será a vez de Solange Jesus pisar mais um grande palco, ao participar mais uma vez no campeonato da Europa de sub-23 de corta-mato. A atleta partirá na próxima sexta-feira para a edição de 2009 que decorrerá no domingo de manhã em Dublin, na Irlanda.

Esta será a despedida do escalão de sub-23, no qual alcançou o 9º lugar na final dos 3.000m obstáculos do europeu de pista em Julho passado, num conjunto de resultados que levaram a que, esta semana, a ADERCUS tenha sido contactada no sentido da atleta partir para os Estados Unidos da América, para estudar com bolsa de estudo e competir pela "Iona College". Esta universidade situa-se em New Rochele, Nova York, e é uma universidade católica americana, numa zona fortemente habitada por emigrantes portugueses.

A atleta irá agora reflectir sobre o seu futuro, se irá continuar a estudar na Universidade de Aveiro e a competir pela ADERCUS, clube onde iniciou a sua formação e que a orientou até campeonatos da Europa e do mundo, ou se vai abraçar um novo desafio na América.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt