O Atlético Clube de Famalicão assinalou o 24º aniversário da sua sede com um jantar-convívio. A comemoração reuniu a direcção, atletas, sócios e simpatizantes do clube, que não quiserem deixar a data passar em vão. No total, 70 pessoas estiveram reunidas no salão da sede no passado sábado (dia 5). Seis pessoas/instituições foram homenageadas pelo clube.
A data é assinalada, todos os anos. "Dentro das poucas possibilidades que temos não queremos deixar passar o dia em vão", referiu Helena Silva, elemento da Comissão Administrativa do Atlético Clube de Famalicão.
A melhor prenda que poderiam ter neste dia seria a "luz verde" para que a empreitada no campo de futebol do clube pudesse avançar. As obras para colocação do piso sintético estão paradas. A evolução da situação "não depende absolutamente de nós", adiantou. "A pessoa que nos estava a financiar pediu um tempo de espera".
A Comissão Administrativa espera que a situação se resolva a "médio prazo". O facto da equipa ter de se deslocar para o Complexo Desportivo de Anadia, quando os jogos são "em casa", tem influência negativa no sector financeiro do clube. "O desgaste é maior e as despesas também", conta Helena Silva, dando como exemplo a situação de não cobrarem bilhete no campo sintético, uma vez que "cada pessoa dá o que quer".
Melhoramentos.
Mesmo com escasos recursos financeiros, a sede foi alvo de várias obras de requalificação para melhoramento do espaço.
O pavimento foi substítuído, as paredes pintadas e o mobiliário renovado. O espaço está também dotado de um televisor e de uma máquina de café. "Pequenas conquistas com muito significado para nós. É com muito orgulho que digo que quem entra hoje na sede vê e sente um espaço diferente de há três anos, quando viemos para cá", contou ao fazer referência ao "espírito jovem e unido" dos seis elementos da direcção.
Ao falar dos apoios que o clube tem, o destaque vai para as várias empresas, que financiam o jantar em dias de jogo. Uma ajuda "muito importante", ao mesmo tempo que é "uma forma de agradecer tudo o que os atletas, também por amor à camisola tal como nós, vão fazendo".
Homenagem.
Por se evidenciarem positivamente em prol do Atlético Clube de Famalicão, três personalidades e três instituições foram distinguidas. Carlos Pintado, Francisco Pato e Manuel Silva (Manique) foram homenageados, bem como a Junta de Freguesia de Arcos, a Câmara Municipal de Anadia e a empresa Vimartins.Rita de Freitas Gomes
ana.rita@jb.pt