ÁGUEDA E CASCAIS PARTICIPARAM NA CONFERÊNCIA SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A Câmara Municipal de Águeda esteve presente na Conferência de Hamburgo para as Alterações Climáticas e na primeira Conferência Anual do Pacto de autarcas, que se realizou em Hamburgo, na Alemanha.

Na primeira conferência anual das autarquias que assinaram o "Pacto de Autarcas" - um conjunto de compromissos, que pretende transformar as autarquias em agentes dinamizadores da sustentabilidade energética, com objectivos quantificados em matéria de redução das emissões de CO2 e de promoção das energias renováveis - marcaram presença várias cidades de todo o mundo como Helsínquia, Munique, Moscovo, Estocolmo, Albuquerque (EUA), entre muitas outras. Já Portugal esteve representado por Águeda e Cascais.

Assinatura. A conferência culminou com a assinatura da Declaração Cidade de Hamburgo, sendo Águeda uma das primeiras cidades a subscrever esta declaração, que vai ainda ser enviada para a Cimeira de Copenhaga, onde estarão presentes todos os líderes mundiais nos próximos dias 7 a 18 de Dezembro.

Para Águeda, esta conferência revelou-se de extrema importância, não só pelos "possíveis efeitos que as alterações climáticas podem causar sobre o território concelhio", como frisou Gil Nadais, salientando ainda que "a autarquia acompanha com atenção esta temática, procurando minimizar o impacto das nossas acções sobre o Planeta, bem como prevenir as consequências do aquecimento global em Águeda".

Gil Nadais sublinhou que "a participação nesta conferência permitiu ainda o contacto com outras realidades, assim como ver o que está a ser desenvolvido noutras cidades mundiais, a nível da sustentabilidade".

O edil aguedense afirma ainda que "mais uma vez ficou patente, perante altos dignitários europeus, o empenho do município de Águeda em prol da sustentabilidade, dando continuidade a uma governação sustentável que pretende promover um uso eficiente do espaço, da energia e dos recursos naturais, fomentar o balanço social e a qualidade de vida, a inovação e a robustez económica, sendo parte activa a nível local, e global, no combate às alterações climáticas".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt