APOSTA NUMA ÉPOCA MEMORÁVEL

A expectativa para a nova época da equipa da atletismo da ADREP é alta, estando lançados "os trunfos para uma cartada memorável". A apresentação dos atletas, que decorreu no último domingo de manhã, decorreu em ambiente de confiança, perante a presença de uma centena de espectadores.

Formar uma equipa júnior com qualidade para disputar um lugar no pódio feminino do Campeonato Nacional de Corta-Mato, e criar duas equipas fortes, masculina e feminina, para disputar os campeonatos de pista, foram as metas traçadas que levaram à contratação de 25 atletas, provenientes de algumas das melhores equipas nacionais.

Depois de vários anos ao longo dos quais se afirmou como uma das potencias nacionais, na área da formação, o conjunto da Palhaça apostou forte esta temporada e assegurou o concurso de alguns dos melhores atletas nacionais, em quase todas as áreas. Um projecto completamente revigorado, com quatro treinadores interinos e duas equipas, nas vertentes masculina e feminina, com trunfos para se baterem com as melhores nacionais, em todas as frentes.

Assim, entre o vasto lote de reforços, destaca-se o ingresso de Sandra Vieira Leitão (ex-Futebol Clube do Porto), uma das principais figuras nacionais dos últimos anos, em Marcha Atlética. A equipa feminina recebeu ainda Liliana Barbosa, (ex-Sporting de Braga), sétima classificada no último Campeonato de Portugal, em 400 metros barreiras. Por sua vez, a equipa júnior de corta-mato recebeu Carla Vieira (ex-Bunheirense) e Ana Pinto (ex-Ilhavos), duas das melhores juniores da região Centro.

A equipa masculina esteve igualmente no centro das atenções. Depois de assegurar a continuidade das suas figuras de proa, a formação palhacense acolheu, no seu seio, alguns dos principais juniores e seniores do distrito de Aveiro, em praticamente todas as áreas. João Portela, 6.º classificado na final dos 200 metros, do último Campeonato Nacional, é um dos nomes mais sonantes. Assim como o sénior André Matos, um dos melhores saltadores em altura, surgidos no atletismo aveirense, ao longo dos últimos anos.

"Exemplo de formação". O presidente da ADREP, Mário Braga, referiu que o clube tem sido "um exemplo no concelho e no distrito, ao nível da formação de atletas", tendo destacado algumas atletas formadas na associação e que se evidenciaram, como Anália Rosa, Carla Martinho, entre outras. Adiantou ainda que a ADREP está a entrar numa nova fase da sua vida, deixando apenas de ser um clube de formação para começar a criar um espírito mais competitivo. O presidente da colectividade salientou ainda que "a ADREP passou a ter atletas em todos os escalões e competições".

Referiu-se ainda ao facto de alguns atletas terem sido aliciados por outros clubes, tendo citado o caso da atleta de alta competição, Soraia Ruas, que esteve quase para ir para o FC Porto. "Agradecemos à Soraia e ao seu treinador, o facto de terem optado pela sua continuidade no clube, pelo menos mais um ano, ao contrário do que muitos poderiam ter feito. Não aceitou uma proposta muito aliciante, do ponto de vista material, mostrando grande lealdade. Face a esse comportamento e como prova do nosso reconhecimento, fica garantido que, se para o ano ela decidir sair, pode continuar a treinar nas nossas instalações, como se fosse atleta da ADREP".

Ao nível dos apoios, a Jóia Aveiro vai continuar a ser o principal patrocinador. O clube conta ainda com os apoios da Junta de Freguesia da Palhaça e da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. "Vamos ainda tentar angariar mais alguns apoios junto de empresas e outras entidades", adiantou. De referir que o orçamento para a Secção de Atletismo passou de 15 para 30 mil euros.

"Qualidade inesgotável". O treinador, Renato Duarte, sublinhou não só "a capacidade de segurar os principais atletas, mas também de contar com um elevado número de reforços", dando assim um salto significativo no número de atletas", que passa a ser de 60, distribuídos pelos diversos escalões e modalidades. Mais do que a quantidade, salientou a qualidade, que classificou de "inesgotável". "Mesmo para mim, é difícil perceber até onde podemos chegar", acrescentou.

O responsável considerou ainda que as 25 transferências que tiveram lugar foram "leais". "Com excepção dos que se ofereceram para representar a ADREP, falámos sempre com os treinadores e mesmo com os clubes, quando quisemos convidar atletas, ao contrário daquilo que fazem outros clubes, não só de fora, mas dentro do próprio concelho de Oliveira do Bairro, que todos os anos convidam uma dezena dos nossos atletas. Chegam a envolver promessas monetárias, a juvenis e juniores, na tentativa de os virem buscar sem passar cartão a ninguém. A verdade é que os nossos atletas já descredibilizam quem assim tem procedido, até porque a personalidade dos autores está, há muito, devidamente identificada", conclui.

Câmara está atenta. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, frisou o trabalho e o empenho que a ADREP tem desenvolvido e a grande aposta que tem feito no Atletismo. Referiu-se com agrado aos dois atletas de alta competição que o Clube tem, Soraia Ruas e John Martins.

Deu ainda a conhecer que o Executivo Municipal tem tido como principal prioridade apoiar os escalões de Formação, tendo realçado que, no próximo mandato, "o apoio aos jovens será novamente reforçado". Mostrando-se surpreendido perante as revelações feitas quando ao alegado assédio de atletas, por parte de clubes do concelho, o autarca prometeu ficar atento: "a Câmara não se deve meter nas relações entre associações do concelho, mas vai ter em conta os diversos procedimentos, quando for o momento de avaliar o papel das nossas colectividades, para fins de atribuição de subsídios".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt