INICIATIVA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO BANCO DE VOLUNTARIADO LOCAL

Até ao próximo dia 30 de Outubro, está a decorrer o período de inscrições para frequência do Curso de Português gratuito, destinado aos imigrantes a residir no concelho de Cantanhede. Os interessados podem formalizar a sua candidatura nos serviços da Divisão de Educação e Acção Social do Município, a funcionar na Casa Francisco Pinto.

A quarta edição deste projecto-piloto que o município tem vindo a promover desde 2006 será, uma vez mais, desenvolvida através do Banco de Voluntariado local. O âmbito do curso poderá ainda ser alargado a crianças imigrantes que se encontram a frequentar as escolas do concelho.

Com início previsto para o dia 2 de Novembro, as aulas decorrerão às segundas-feiras, entre as 18h15 e as 20h15 e às sextas-feiras, entre as 21h e as 23h, no auditório da Casa Francisco Pinto.

Esta acção de carácter social parte da constatação de que o domínio do idioma do país de acolhimento é um factor de integração fundamental para os imigrantes, desde logo, porque é condição obrigatória para a comunicação nos mais variados contextos, mas também porque determina em grande medida o seu grau de percepção das dinâmicas socioculturais que se desenvolvem no concelho, bem como sobre os direitos que a lei lhes confere e os deveres de cidadania a que estão sujeitos.

Nesse sentido, o curso de português para cidadãos oriundos de outros países constitui um incentivo à sua participação cívica e social, o que, por outro lado, favorece também o reconhecimento da comunidade relativamente ao seu contributo para o desenvolvimento económico-social local.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt