O pão foi o alimento escolhido para incentivar as crianças do Jardim Escola e da EB1 do Pereiro a adoptarem uma alimentação saúdável. Segundo as orientações do chefe Nuno de Noronha, os pequenos padeiros meteram as "mãos na massa" para assim assinalarem o Dia Mundial da Alimentação, na passada sexta-feira (dia 16). Alentejano, com passas, pinhões, nozes, azeitonas ou sementes. No total foram seis as variedades de pão que as 26 crianças tiveram a oportunidade de aprender a fazer.
A actividade teve lugar na Cozinha de Forno de uma família da terra que sempre disponibiliza a casa para qualquer tipo de iniciativa. Maria Alice, mais conhecida por "Becas", já recebeu por várias vezes a visita das crianças que neste dia tiveram a oportunidade de aprender algo mais sobre o pão.
Paixão. Juntaram os ingredientes em alguidares, deram forma à massa e levaram até ao forno para depois provarem o resultado final. O trabalho foi realizado com a supervisão do chefe Nuno de Noronha, do Convento do Espinheiro de Évora, que reforçou várias vezes a ideia de que tudo tem de ser feito com "grande paixão". Da parte da tarde, o resultado final foi saboreado pelos pequenos padeiros, acompanhado com sumo de frutas.
Rita de Freitas Gomes
ana.rita@jb.pt