RECOLHA SELECTIVA DOS ÓLEOS USADOS É APOSTA DA CÂMARA

A Câmara Municipal da Mealhada está a colocar oleões, para recolha de óleos domésticos usados, um pouco por todo o concelho.

Na semana passada, foram instalados 24, ao abrigo de uma parceria estabelecida entre o município e uma empresa que actua na área do ambiente, a EnviroRia, SA, de Aveiro.

Nesta fase, foram distribuídos 24 oleões. Vinte nas escolas do concelho, mais quatro de maiores dimensões em locais estratégicos - e de fácil acesso à população - nas freguesias de Antes, Luso, Mealhada e Pampilhosa.

As outras freguesias serão contempladas numa segunda fase, até se atingir a cobertura total do concelho.

Atendendo às características, os óleos devem ser previamente acondicionados em garrafas de plástico usadas e estas depositadas nos oleões.

A generalização da recolha selectiva dos óleos usados é uma aposta da Câmara Municipal da Mealhada, que tem vindo a ser promovida, sobretudo através de acções de sensibilização, junto das crianças e jovens em idade escolar, e que já permitiu recolher cerca de 3000 litros de óleos no ano passado.

Os óleos alimentares usados, quando descarregados para o esgoto, provocam problemas nos sistemas de tratamento de águas residuais e/ou contaminação de solos.

Aliás, "um litro de óleo doméstico deitado no ralo da banca da cozinha chega para contaminar, de uma só vez, um milhão de litros de água - a quantidade de água suficiente para assegurar a sobrevivência de uma pessoas até aos 40 anos", dizem os estudos.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt