O Dia Internacional do Idoso foi assinalado
em Anadia no passado dia 1 (quinta-feira), com um almoço-convívio que juntou utentes das várias IPSS’S do município.Cerca de 470 idosos passaram uma tarde diferente no Pavilhão Municipal de Desportos, em Anadia. O tradicional leitão da Bairrada foi o prato principal da ementa. Durante a tarde, a música popular portuguesa foi uma constante.
Desde 2006 que o concelho assinala o dia dedicado à população sénior. Em anos anteriores, as comemorações integraram a Feira Social de Anadia.
A ideia partiu das associações que mostraram interesse em assinalar a data numa das instalações do município. Este "é um acto de justiça que o executivo tem para com os idosos", afirmou Litério Marques. O presidente da Câmara Municipal de Anadia reforçou a ideia, acrescentando que "os nossos idosos merecem esta festa e muito mais".
Doze associações marcaram presença no evento. Utentes da Associação Social de Avelãs de Caminho, da Casa do Povo de Amoreira da Gândara, do Centro Social e Recreativo da Poutena e do Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros foram os responsáveis pelos suportes dos guardanapos e pelos centros de mesa. O Centro Social de Avelãs de Cima, o de Paredes do Bairro, Aguim, Mogofores, Moita e Pedralva, bem como a Santa Casa da Misericórdia de Anadia e de Sangalhos, foram as restantes IPSS’S presentes.
Litério Marques aproveitou a ocasião para felicitar os dirigentes das associações, a "equipa extraordinária que temos no apoio social do concelho".
De presente, as instituições receberam várias mantas.Rita de Freitas Gomes
ana.rita@jb.pt