A Amper é considerada, desde a passada semana, uma escola amiga do ambiente. As crianças do pré-escolar assistiram, na penúltima quarta-feira, ao hastear da Bandeira Verde, entregue à instituição no dia anterior em Santa Maria da Feira.
No concelho de Oliveira do Bairro, apenas dois estabelecimentos de ensino receberam o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa: Amper e IPSB (Bustos).
Para o vice-presidente da IPSS de Perrães, Luís Rabaça, este símbolo é um motivo de orgulho, "fruto do trabalho do ano lectivo anterior, muito virado para a sensibilização nas questões do ambiente" e, sem dúvida, trata-se de "uma aposta para continuar".
A educadora de infância Amélia Monteiro, principal responsável por esta iniciativa, corrobora desta opinião, estando, para o ano lectivo que arrancou, já previstas actividades relacionadas com a preservação do meio ambiente.
Em representação da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Rui Martins, dirigindo-se às crianças, desejou "que apliquem as práticas que aprenderam sobre o ambiente para o resto das actividades e também ao longo da vida".
O momento terminou com uma canção bastante apropriada:
(...)"É bom andar a pé; Não polui o ar; É tão bom nós podermos respirar; Papá deixa o popó; Em casa a descansar; Vem fazer desta terra; Um bom lugar".