De acordo com o autarca, a Administração Regional de Saúde disponibilizará 660 mil euros, enquanto que o resto do valor será candidatado ao Quadro de referência Estratégico. A Câmara Municipal, no final, ficará dona do Centro de Saúde, confirmou. Recorde-se que a construção de um novo Centro de Saúde há muito que era reclamada pela população e pela autarquia, que chegou, no anterior executivo, a comprar terrenos, nas traseiras da actual Unidade de Saúde, para a construção da obra. Contudo, os anos foram passando e o projecto nunca saiu das gavetas dos sucessivos ministérios da Saúde.
Entretanto, a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro (SCMOB) vai construir uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC), na Lavandeira, que custará mais de um milhão e meio de euros, sendo comparticipada em 750 mil euros. A obra que, deverá começar a ser construída em Novembro, terá uma capacidade para 28 camas.
José Carlos Soares, Provedor da Santa Casa, recorda que a pretensão da construção de uma UCC já tem cinco anos e visava aproveitar o antigo Hospital de Oliveira do Bairro (actualmente ocupado pelo Centro de Saúde) que é propriedade da Santa Casa. Contudo, "uma vez que não se sabe quando o Centro de Saúde vai libertar as instalações, decidimos candidatar-nos a esta Unidade". Afirma que agora vai ser pensado o destino a ser dado à infra-estrutura.