MANUTENÇÃO E FORMAÇÃO SÃO AS DUAS GRANDES PRIORIDADES DO CLUBE PARA A ÉPOCA 2009_10

O Oliveira do Bairro Sport Clube apresentou, no passado dia 15, o projecto desportivo para a época 2009/2010. Aproveitando o magnífico auditório do espaço inovação, o presidente do clube, Carlos Ferreira, enquadrado pelos vices presidentes da Assembleia-geral do OBSC e da Câmara Municipal, começou por fazer uma breve apresentação do clube, explanando depois os principais objectivos desportivos, de formação, e sociais da agremiação oliveirense. O presidente quer um clube cada vez mais sustentado socialmente, organicamente estruturado e financeiramente capaz para que possa ser visto como um clube de formação mas também cumpridor das suas obrigações. Essa é já uma realidade, segundo um estudo académico, elaborado por Rui Conceição, e também membro dos corpos sociais.

Objectivos do futebol. A manutenção da equipa sénior do OBSC na 2.ª divisão é o principal objectivo desportivo. Foi realçada a dificuldade da concretização deste desiderato dada a nova organização do quadro competitivo do futebol nacional e a crescente profissionalização da quase totalidade das equipas adversárias. Mesmo assim, a direcção do clube, liderada por Carlos Ferreira, acredita na capacidade da equipa em cumprir a meta estabelecida, esperando da comunidade empresarial local um maior apoio ao clube mais representativo do concelho. Um outro grande objectivo é a aposta nos atletas formados no clube. A direcção ambiciona, como já acontece, que o plantel seja predominantemente formado por jovens do concelho ou por aqueles que já criaram ligações fortes a Oliveira do Bairro.

Formação. Um outro grande objectivo desportivo para a época é uma clara e forte aposta na formação desportiva dos jovens . A direcção do clube entende que o sucesso neste sector deve estar para além dos resultados, das taças ou das vitórias, sendo essencialmente medido pelo nível de integração e desenvolvimento social dos jovens que militam nas camadas de formação do Clube. Assim e esperando o empenho ganhador dos jovens nas competições, o mais relevante será formar jovens responsáveis, disciplinados, com hábitos de concentração e organização, comprometidos na solidariedade e companheirismo. Foi focado também o já elevado número dos atletas de formação (360) que justificam esta grande aposta directiva.

O voleibol feminino tem sido uma agradável e jovem surpresa no OBSC. O objectivo desportivo passa pela manutenção da equipa sénior na zona norte da 2.ª divisão nacional. A continuação da aposta na formação será materializada no fomento e solidificação de parcerias com as instituições de ensino local que vão ser a principal base de recrutamento e enquadramento para a competição das jovens.

Contudo, o OBSC deu a conhecer a intenção de organizar uma série de eventos sociais e desportivos para a nova época de que se destacam a GALA anual, o VII Torneio Cidade de Oliveira do Bairro, os jantares de Natal e Aniversário, festas na Quest, um concurso de montras e a participação na mostra Viva as Associações. Haverá igualmente um evento para apoio a uma instituição de solidariedade social local.

Apoios. Encerrando a sessão, o vice presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Joaquim Jesus, congratulou-se com esta realização clubista e prometeu o apoio empenhado da autarquia no projecto. Disse ser intenção da Câmara "reforçar os apoios à formação nos próximos anos" e prometeu uma "nova gestão e mais repartida no tempo" do subsídio atribuído pela Câmara.

As equipas júnior e sénior foram apresentadas durante a sessão, seguindo-se um pequeno lanche convívio.

António Granjeia
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt