Um mar de gente, apesar da canícula que se fez sentir, assistiu em frente aos Paços do concelho de Oliveira do Bairro à partida da etapa rainha da 71.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta que ligou Oliveira do Bairro a Seia (Torre), na distância de 154,6Kms.
O público marcou presença em grande número na passagem do pelotão por Sangalhos, Malaposta, Mealhada e Luso, mas seria a 8 quilómetros do Alto da Torre que se sentiu e ouviu bem alto o sotaque da Bairrada. Na estrada, o nome de Sangalhos estava, em dois sítios diferentes, gravado em branco, talvez a relembrar o passado das famosas equipas do Sangalhos DC.
E no pelotão estava um ciclista (Joaquim Andrade) que nasceu há 40 anos (fez no dia 16) no antigo Hospital de Sangalhos. Terminou a sua carreira no contra-relógio de Viseu, depois de 21 voltas ao mais alto nível, sendo um dos três veteranos mais velhos do pelotão, desta edição de 2009.
O ciclista ficou orgulhoso, tal como seu pai (na altura fazia parte da equipa do Sangalhos), quando a reportagem do JB confidenciou o seu passado. Jornal da Bairrada foi o jornal oficial da partida Oliveira do Bairro - Torre, e a nossa reportagem acabaria por ser reconhecida em muitas zonas do percurso, o que para nós, modéstia à parte, também nos encheu de orgulho.
E no Alto da Torre houve ainda um ilustre conhecido bairradino, Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que, a convite de Joaquim Gomes, director geral da Volta, acompanhou a mítica etapa da subida à Serra da Estrela.
O edil oliveirense era naturalmente um homem satisfeito por ver de novo o nome do seu concelho envolvido no mapa nacional do ciclismo, e logo na etapa de todas as grandes decisões. A projecção foi enorme, Oliveira do Bairro e a autarquia, que soube receber como ninguém a caravana da volta com um almoço-volante, foi notícia em todos os órgãos de comunicação social.
O grande objectivo de Mário João Oliveira é uma chegada da volta. Estamos em tempo de pré-campanha eleitoral para as autárquicas, mas questionado sobre essa matéria, disse: "Com respeito pelos outros candidatos, estamos disponíveis para continuar o nosso trabalho e a nossa aposta é lutar para trazermos a Oliveira do Bairro uma chegada da Volta a Portugal".
Nuno Ribeiro, da Liberty - Seguros, partiu de amarelo de Oliveira do Bairro e conseguiu na Torre aquilo que muitos não pensavam. Com uma ponta final verdadeiramente alucinante, Nuno Ribeiro acabaria por ganhar a etapa rainha e também a 71.ª edição da Volta a Portugal, o que acontece pela segunda vez.Manuel Zappa/Luís Ferreira