No dia 11 de Julho, decorreram, no Ginásio do Colégio Frei Gil de Bustos (IPSB), gentilmente cedido pela direcção do Instituto, os exames de graduação para a passagem de cinto, de todos os praticantes do Centro de Karaté-Do de Aveiro. Foram avaliados cerca de 170 jovens e adultos, entre os quais, praticantes das classes de Karaté do Colégio Frei Gil, Oliveira do Bairro Atómicos e Silveiro, tendo alguns obtido classificações de destaque.
Cada estilo de Karaté tem o seu programa de graduações, uma forma de verificar o desempenho e o desenvolvimento dos alunos. A entrega de cinturões de cores diferentes é o método de recompensa aceite. Cada grau corresponde a um nível de desempenho.Quanto mais alto for o grau, mais exigentes serão os requisitos e maior é o desafio para o karateca.
O Karaté é a aplicação de uma variedade de técnicas e de manobras, com perícia e exatidão com que estas são aplicadas numa abordagem correcta.
Desde o princípio, os karatecas são instruídos para aplicar técnicas básicas, desde assumir a posição correcta até à execução de bloqueios, socos, golpes e pontapés com um grande grau de precisão, força e velocidade.
É muito importante que se desenvolva uma noção clara do que está a ser feito e por que é feito dessa forma. O treino básico é metódico, nunca deve ser apressado, já que os treinos de velocidade e força só podem ser desenvolvidos a partir de uma certa graduação.
Lembrem-se, o que não puder ser atingido hoje, sê-lo-á amanhã. A força da técnica assenta na qualidade do seu desempenho.
Após um breve período de férias, irá iniciar-se um novo ano em Setembro, na classe do IPSB, e 15 de Setembro na classe dos Atómicos. As inscrições serão efectuadas nos respectivos locais de treino.Henrique Carriço, 4.º Dan