UMA ENTRADA VERDADEIRAMENTE TRIUNFAL

Duas semanas depois de se consagrar como a melhor Juvenil de Portugal, a bairradina, Soraia Ruas, da ADREP/ Jóia Aveiro, conquistou a medalha de ouro, no Lançamento do Peso, do Campeonato Nacional de Juniores, disputado este fim-de-semana, em Lisboa.

Uma entrada verdadeiramente triunfal, com o resultado final a ser decidido à primeira de seis tentativas. Tendo pela frente, na finalíssima, todas as oito melhores Juniores de Portugal, a Juvenil bairradina não se intimidou, causando sensação e alguma surpresa ao deixar para trás um respeitável lote de adversárias.

A medalhada de prata, Irina Rodrigues, do Sporting CP, grande favorita à conquista do ouro, não mostrou argumentos e acabou por ser superada pela atleta da ADREP. Com a confortável vantagem de quase oitenta centímetros de diferença, a jovem bairradina acabou com a hegemonia de uma adversária do escalão acima que, nos últimos anos, vinha dominando os lançamentos, a nível nacional.

Soraia Ruas é já um dos talentos mais seguros do atletismo português. Com idade juvenil, a atleta da equipa da Palhaça deu um passo decisivo na sua afirmação, com esta vitória sobre a melhor júnior nacional: a sportinguista, Irina Rodrigues.

De partida para a Finlândia, onde vai participar no Festival Olímpico da Juventude Europeia, a atleta da ADREP fez assim uma das últimas competições da temporada, em solo nacional. Recorde-se que a atleta compete, em representação da Selecção Nacional, na próxima semana com as melhores juvenis de cada um dos países da Europa, melhores cotados no ranking internacional.

Ainda no Campeonato Nacional de Juniores, refira-se as prestações de John Martins e Ariel Pereira, ambos Juvenis. O primeiro dos dois atletas esteve nos 400 metros barreiras, acabando em segundo lugar na sua série, com um novo recorde pessoal.

Ariel Pereira correu os 100 metros e acabou por sair prejudicado pelo vento contra que se fez sentir na sua série, contrariamente ao que acontecera nas restantes. Posto isto, o atleta bairradino acabou por não se aproximar do seu melhor tempo, mas não se intimidou na luta com atletas mais velhos, alcançando o quinto lugar do seu grupo.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt