TRÊS MEDALHAS NO CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS

Três medalhas no Campeonato Nacional de Juvenis. Foi este o balanço da participação da ADREP/Jóia Aveiro na maior competição da temporada, que teve como ponto alto o título de Campeã Nacional alcançado por Soraia Ruas, no lançamento do peso.

A pista de atletismo do Luso foi a escolhida para receber a edição 2008/2009 do Campeonato Nacional de Juvenis. A "jogar" em casa, a equipa da Palhaça acabou por assistir à consagração de uma das maiores gerações de sempre, formada no seu seio.

Com a participação limitada a atletas que tivessem cumprido rigorosos mínimos, impostos pela Federação Portuguesa de Atletismo, no início da temporada, acabou por se proporcionar um desfile dos grandes talentos nacionais, com particular destaque para a prestação dos bairradinos, todos em representação da ADREP.

O grande momento da competição estava guardado para o lançamento do peso feminino, face às enormes esperanças bairradinas em torno da participação de Soraia Ruas, numa prova em que alinhavam à partida as 19 melhores atletas nacionais.

A jovem palhacense entrou decidida e resolveu a competição ao segundo de seis ensaios, com 14,93 metros, próxima do seu melhor registo de sempre. Foi o coroar de exibições notáveis, ao longo de toda a temporada, com o mais ambicionado título: Campeã Nacional.

Outro dos pontos altos da competição foi a conquista de uma medalha, pela equipa masculina, na estafeta 4x100 metros. Nuno Oliveira, John Martins, Fábio Rodrigues e Ariel Pereira formaram o quarteto que entra para a história dos Campeonatos Nacionais, contrariando o favoritismo de um extenso grupo de 24 equipas.

Sem falhas significativas, nas transmissões de testemunho, a equipa bairradina chegou à conquista do bronze, materializando assim o sonho de todos os quatro jovens, com cada um dos quais a levar para casa uma medalha FPA.

Quarteto de bronze. Naquela que foi apenas a sua segunda prova de atletismo, Nuno Oliveira foi o escolhido para sair dos blocos de partida, entregando o testemunho a John Martins, o segundo atleta da ADREP com melhor marca aos 100 metros.

Depois de algum terreno recuperado, entrou em cena o lançador de peso e dardo, Fábio Rodrigues, no terceiro percurso. Não sendo especialista em velocidade, o atleta deu conta do recado e entregou o testemunho a Ariel Pereira, o atleta da ADREP com melhor recorde pessoal na distância.

A opção de jogar o trunfo no último percurso revelou-se a chave da conquista, com o atleta bairradino a superar-se, galgando metros atrás de metros, a um ritmo avassalador, catapultando assim a sua equipa para o lugar de bronze. Para trás ficaram favoritos como o Benfica, JOMA, Juventude Vidigalense, Bairro dos Anjos, entre outras.

Depois de assegurar duas medalhas no sábado, a exibição da ADREP foi coroada no segundo e último dia, com uma terceira subida ao pódio. Desta feita foi John Martins, nos 300 metros barreiras, que repetiu o bronze alcançado na véspera.

Alinhando à partida com a terceira melhor marca, entre os 37 participantes, John Martins não defraudou as expectativas e protagonizou a terceira subida ao pódio, por parte da representação da Palhaça.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt