A equipa de Iniciadas do Sangalhos disputou a Fase Final Distrital de Iniciadas no pavilhão do Brandoense, e ficou um pouco aquém na classificação final, mas não no empenho e combatividade, pois foi afastada dos primeiros lugares de forma algo "dramática".
No primeiro jogo, a equipa bairradina venceu o Colégio de Calvão por 21 pontos. O jogo disputou-se por volta das 22h, as atletas chegaram muito tarde a Sangalhos e demonstraram cansaço no dia seguinte, perante uma Oliveirense que surpreendeu as bairradinas, que estiveram muito mal neste jogo, perdendo perante uma equipa a quem ganharam sempre na época regular. Feridas no seu orgulho, nada melhor que defrontar o Campeão Nacional em título, a equipa local do Brandoense. A equipa jogou bem, perante um adversário muito forte e, a 5 minutos do final, perdia por 2 pontos. Com o pressing das locais, o jogo acabou com 12 pontos de diferença.
Mas o pior estava para vir. Na última jornada, jogo contra a forte equipa do Gafanha, que iria derrotar o campeão nacional Brandoense na final, e arrecadar o título de Campeã Distrital. O Sangalhos fez um bom jogo e esteve sempre na frente até 5 segundos do final, altura em que um erro incrível de uma atleta sangalhense permitiu que o Gafanha ganhasse a 2 segundos, pela margem mínima. No último jogo, frente à Sanjoanense, a história incrivelmente repetiu-se. A 2 segundos do final, com o Sangalhos a ganhar por 1 ponto, num jogo muito equilibrado, um lançamento triplo em desespero das sanjoanenses deu-lhes a vitória. As sangalhenses nem queriam acreditar que tinham perdido de novo, nos últimos segundos, e não aguentaram, saíram lavadas em lágrimas. Foi algo duro e injusto, mas o basket é isso mesmo: jogo até ao fim e concentração máxima. As bairradinas foram as únicas a dar luta até ao fim, quer ao Brandoense, campeão Nacional quer ao Gafanha, campeão Distrital. Pela entrega demonstrada o 5.º lugar sabe a pouco, numa época em que o Sangalhos ficou em 3.º lugar na época regular, 3.º no grupo de apuramento no Nacional, 1.º lugar no grupo de apuramento no Inter-Associações, competição na qual atingiu a final, perdendo com o Académico do Porto.
Agora é acreditar que só com esforço, dedicação e empenho, se pode alcançar o nível demonstrado e, mais do que isso, superar e evoluir cada vez mais. Isso começa... já, no próximo treino!
Atletas convocadas: Vanessa Neves, Mariana Lima, Mariana Oliveira, Ana Cunha, Soraia Neves, Cláudia Santos, Joana Marques, Ana Luís, Filipa Cró, Patrícia Rodrigues, Mafalda Ramalho e Joana Fernandes.
Treinador: Prof. José Pires
Directora/Seccionista- Sónia Carvalho/Albertina Neto.