SEGUE NO SENTIDO DA ALTA COMPETIÇÃO

John Martins foi a figura de um fim-de-semana verdadeiramente produtivo, para a equipa da ADREP. O atleta palhacense bateu o recorde distrital e fez mínimos para a Alta Competição, entrando assim para um lote bem restrito de atletas com esse estatuto a nível nacional.

Com o tempo de 39.69, na prova de 300 metros barreiras, o atleta fez a melhor marca nacional da temporada, afirmando-se como claro candidato ao título de juvenis, isto, a precisamente duas semanas do Campeonato Nacional.

Com os 40.92 da última época, o atleta já tinha feito mínimos para a Alta Competição, então fixados em 41 segundos. Entretanto a Federação Portuguesa de Atletismo dificultou e de que maneira o acesso a este estatuto, tirando mais um segundo a este limite. Daí que, os 39.69 feitos pelo atleta bairradino constituam um marco notável, até por se tratar do único atleta nacional a correr abaixo desse limite na presente temporada.

Um feito protagonizado na pista de Seia. A ADREP acabou por se apresentar no Campeonato Distrital de Juvenis da Guarda, ainda que à margem da classificação local, com o objectivo de dar oportunidades a alguns dos seus atletas de melhorarem os seus recordes.

De salientar que os quatro representantes bairradinos acabaram por vencer todas as provas em que participaram, com destaque para o recorde pessoal alcançado por Jéssica Pires, com 45.17 aos 300 metros.

Formação brilhou. Com onze medalhas conquistadas, superou claramente as expectativas, a participação da ADREP/Jóia Aveiro no Campeonato Distrital de Infantis e Iniciados, disputado na pista da Universidade de Aveiro. Um registo impressionante e pouco comum, por parte de uma comitiva que mostrou claramente o seu potencial.

A iniciada, Flávia Costa, foi uma das figuras da competição, com duas medalhas em três possíveis. A atleta da ADREP sagrou-se dupla Campeã Distrital, consequência das suas vitórias nas provas de lançamento do dardo e lançamento do disco, tendo assegurado ainda o 2.º lugar e consequente título de vice-campeã, no lançamento do peso.

Na área de lançamentos, a ADREP mostrou que a sua formação já segue as pisadas dos mais velhos. Outro exemplo disso mesmo foi a prestação de Tiago Ferreira, consagrado Campeão Distrital de Iniciados no lançamento do peso, com um novo recorde distrital a 12,05 metros, entrando já no top-10, a nível nacional. Um registo impressionante para um atleta em grande evolução, naquele que é apenas o seu primeiro ano neste escalão. O mesmo atleta viria ainda a conquistar a medalha de bronze na prova de disco.

Rúben Reis alcançou um novo recorde pessoal, impondo-se de forma superior nos 1500 metros obstáculos, levando assim para casa a medalha de ouro e o título de Campeão Distrital 2008/2009. O atleta travou uma acesa disputa a dois, que acabaria por vencer, com aquele que foi o representante aveirense no Olímpico Jovem Nacional.

Os infantis também estiveram em destaque com realce para a prestação de Ana Mafalda Rocha, com três subidas ao pódio num igual número de provas em que participou. A atleta sagrou-se vice-campeã no salto em comprimento, acabando por receber duas medalhas de bronze nos 150 e nos 60 metros.

Sócrates Bôrras e Jéssica Fontes, 2.º e 3.º classificados, respectivamente, nos 3000 metros marcha e lançamento do peso, também foram medalhados.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt