é a proposta da Associação dos Naturais de Oliveira do Bairro (ANOB) para o próximo domingo, entre as 10h e as 18h, na Av. Abílio Pereira Pinto, em Oliveira do Bairro. Segundo Victor Pinto, presidente da ANOB, "é necessário não deixar esquecer aquilo que de bom tivemos, ao longo de mais de 100 anos, e que parece estar em vias de desaparecer".
"Todas as cidades têm um mercado e Oliveira do Bairro parece não dar importância ao que temos. Dia após dia verificamos que o mercado está a desaparecer", afirma Victor Pinto, responsável pela recreação do Mercado à moda antiga.
Ainda de acordo com Victor Pinto, "a iniciativa é realizada em conjunto com a Junta de Freguesia e pretende funcionar como um convívio entre avós, filhos e netos, recreando uma feira que já é centenária".
Na Av. Abílio Pereira Pinto marcarão presença várias associações, IPSS’s e a população.
Segundo Armor Pires Mota, no livro "Oliveira do Bairro - Em Busca da História Perdida, não se sabe quando teve início a feira (praça, como vulgarmente se denomina), mas há uma indicação escrita que foi antes de 1856, ano em que a Câmara Municipal propôs o conserto dos telhados e madeiramento das barracas que "se achavam em estado de ruína".
Este autor refere ainda que o actual mercado é realizado em instalações iniciadas no mandato do falecido Alípio Sol e acabadas pelo ex- presidente Acílio Gala.