SEMANA DECORRE DE 25 DE ABRIL A 3 DE MAIO

Com organização da Câmara Municipal, a "Semana Cultural" de Vagos decorre de 25 de Abril a 3 de Maio, sendo de destacar, na abertura, a exibição da curta-metragem "A Caça", rodada em Vagos por Manoel Oliveira, há precisamente meio século. O filme conta a história de dois rapazes que deambulam pelos pântanos, simbolizados pelas praias de junco existentes nas margens do Rio Boco.

Convidado para ser homenageado, o cineasta, que em Dezembro passado completou 100 anos de vida, ainda não confirmou a sua presença em Vagos naquela data.

Do programa inaugural faz parte, pelas 16h, a actuação da Banda Vaguense, Coral Polifónico de Santa Cecília (Calvão), Coro Misto da Associação Cultural e Recreativa de Ouca e Orfeão de Vagos, em "Notas de Abril". À noite, é a vez de Sérgio Godinho, em concerto agendado para o anfiteatro do centro da vila.

Com forte dinamização das escolas do concelho, EB 2-3 João Rocha (Pai), Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (EPADR), Escola Secundária de Vagos e Colégio Nossa Senhora da Apresentação (Calvão), a Semana proporciona à população vaguense teatro e noites culturais.

Os alunos do ensino secundário do Colégio de Calvão vão, ainda, apresentar a reedição do livro "Gleba", do autor vaguense João Grave, enquanto a Secundária de Vagos tem a seu cargo a realização de rastreios (glicemia, colesterol e tensão arterial) e índice de massa corporal.

Mas a colaboração das escolas não se fica por aqui. Para além dos ateliês de Ciência e Expressão Plástica, dinamizados pelas escolas do concelho, os alunos do Conselho de Docentes das escolas das freguesias de Sosa e Santo António vão apresentar "Missão Salvar a Terra - Viagem ao Futuro".

A 1 de Maio tem lugar a habitual caminhada à Pedricosa, a meio da manhã, e à tarde será inaugurada mais uma edição da "Bienal do Pão". A tradicional "Corrida pela Vida", destinada a angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, consta igualmente do "cardápio"cultural, que vai contar com espaço gastronómico, Feira do Livro, mostra de artes e ofícios e artesanato, e exposições de pintura ("Vagos nas mãos do artista") e fotografia ("Vivências de Vagos, caminhos do pão").

Eduardo Jaques/Colaborador
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt