, na quinta-feira, no interior de um automóvel, estacionado numa zona residencial de Aveiro, onde alegadamente terá sido deixado pelo pai. O bebé, João Pedro, era filho de Liliana Mota dos Santos Moreira e de João Carlos Simão Moreira, residentes em Aveiro.
A mãe do pequeno João Pedro, apesar de nascida em França, é filha de um casal da Póvoa do Carreiro, Troviscal.
O bebé esteve várias horas abandonado no interior do Opel Corsa do pai, que, eventualmente, tinha os vidros fechados e estava estacionado ao sol. Tudo indica que o bebé, que estava sentado numa cadeirinha, tenha sofrido uma insolação que lhe provocou uma paragem cardio-respiratória. Contudo, após realização da autópsia, a causa da morte do bebé ainda está por determinar, havendo necessidade de ser sujeito a exames complementares.
O pai da criança foi, entretanto, interrogado e constituído arguido, sendo-lhe imputada a presumível autoria de um crime de homicídio na forma negligente", disse à Lusa Teófilo Santiago, responsável pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da PJ.
O progenitor, informático de profissão, terá ido trabalhar e ficado de deixar a criança no infantário que frequentava, ambos localizados na zona onde estacionou o carro, mas alegadamente por esquecimento, deixou o bebé no carro.
A ausência da criança no infantário terá levado um familiar a questioná-lo sobre o paradeiro da criança, tendo então regressado ao carro onde o filho já estaria inanimado.
O funeral realizou-se no sábado, pelas 15h, constituindo uma enorme manifestação de pesar.