A CERIMÓNIA TEVE LUGAR NO AUDITÓRIO DA SECUNDÁRIA

A Escola Secundária de Anadia premiou, no último sábado, os alunos de mérito do 12.º ano, do ano lectivo anterior, assim como procedeu à entrega de diplomas aos alunos que concluíram, com sucesso, o 12.º ano.

Mara Andreia Marinha, dos Cursos Gerais e Mário Filipe Marques, do Curso Tecnológico de Informática foram distinguidos com diploma de mérito, ao completarem o 12.º ano com as médias mais altas. Para casa levaram ainda um prémio monetário no valor de 500 euros, uma bolsa atribuída, este ano, pelo Ministério da Educação.

A cerimónia teve lugar no auditório da Secundária que foi pequeno para acolher tantos convidados.

Na oportunidade, Luís Santos, presidente do Conselho Executivo da ESA, agradeceu a presença de tantos alunos na cerimónia, assim como dos vários convidados (presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, vereadores da autarquia anadiense, presidente da Junta de Arcos e presidente do Conselho Executivo da EB 2/3 de Anadia).

Uma adesão significativa de participantes que, a seu ver, prova que a ESA é acarinhada por todos. Este responsável deixaria ainda um alerta para a necessidade de disponibilizar cursos que tenham lugar na sociedade e que garantam saídas profissionais, pois no seu entender, a "sociedade andou demasiado tempo a formar pessoas que não encontram na vida prática o futuro profissional que desejavam".

Luís Santos falaria da Secundária como uma casa com longa tradição no ensino. "Desde 1938 somos herdeiros da Educação no concelho", destacando ainda o facto de, por este estabelecimento de ensino, já terem passado mais de 30 mil alunos. Terminaria desejando a cada um dos alunos presentes um futuro recheado de sucessos académicos e profissionais.

No final, Mara Marinha, 18 anos, que completou os Cursos Gerais com uma média de 17,4 valores, falou a JB da importância do prémio no reconhecimento do esforço de vários anos de trabalho escolar. A jovem, natural de Paredes do Bairro, que frequenta o 1.º ano do curso de Gestão, na Faculdade de Economia do Porto dedicaria o prémio a seu pai, Manuel Marinha, seu companheiro de estudo. Já Mário Marques, natural da freguesia de Antes (Mealhada) concluiu o 12.º ano do curso tecnológico de Informática com uma média de 15,2 valores. Igualmente com 18 anos, o jovem que entrou no 1.º ano de Engenharia Informática, em Coimbra, evidenciou a importância deste prémio no reconhecimento de anos de dedicação ao estudo, ao esforço e empenho escolar. A título de curiosidade refira-se que ambos os alunos distinguidos estudaram juntos no 1.º ciclo do Ensino Básico, em Paredes do Bairro.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt