A requalificação da Praça do Cruzeiro em Oiã é esperada há anos pela população e foi assumida como uma das grandes prioridades do actual executivo camarário.
Mário João Oliveira, ao longo de dois anos, procedeu à aquisição de vários terrenos no sentido de possibilitar o arranjo daquele local. Agora, deu a conhecer o projecto de requalificação daquela zona, defendendo que "é necessário intervir no espaço, de modo a criar uma zona mais digna para o seu uso, criando também melhores condições em termos visuais e funcionais". O arranjo do exterior custará cerca de 100 mil euros.
A Câmara pretende manter e preservar o cruzeiro, datado do século XVII, ao mesmo tempo que criará uma praça central para possível convívio entre a população e para realização de eventos. Um espaço que será pavimentado em calçada de vidraço, com um jogo de diferentes cores e desenhos.
Na praça nascerá uma área que poderá ser alugada a estabelecimentos comerciais, destinada à implantação de uma esplanada que será diferenciada pela cor do pavimento.
Será eliminado o estacionamento adjacente à Rua da Escola C+S, uma vez que os lugares serão garantidos no parque de estacionamento subterrâneo que, entretanto, entrará em funcionamento.
Novos espaços verdes e de circulação pedonal surgirão na zona da Praça, assim como serão plantadas espécies vegetais adaptadas ao local. Neste projecto faz parte ainda a criação de uma ilha ecológica nas imediações da área de intervenção.