PARA HUMILHAÇÕES JÁ CHEGAM E SOBRAM AS DO GOVERNO

O professor Rui Godinho, que integrava o Conselho Municipal de Segurança (CMS) no município de Anadia, acaba de pedir a demissão daquele órgão.

Docente no ensino básico e secundário, Rui Godinho era no CMS o representante dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Pede agora a Litério Marques a demissão por não aceitar mais pertencer àquele órgão presidido pelo edil.

Em causa estarão declarações proferidas pelo presidente da Câmara de Anadia aquando da passagem, na última semana, da ministra Maria de Lurdes Rodrigues por Anadia, onde presidiu à 2.ª Conferência sobre Educação.

"V. Exª, no passado dia 31 de Outubro, elogia e enaltece a actuação política da actual Ministra da Educação, afrontando todos os professores e, em particular, aqueles que tudo têm dado pelo Município ao qual V. Exª preside", alega o docente.

Em comunicado enviado ao nosso jornal, Rui Godinho diz não poder calar a sua revolta perante "a atitude infeliz" de Litério Marques, considerando as suas palavras de "inqualificáveis, inadmissíveis e humilhantes".

O professor anadiense diz que "para humilhações já chegam e sobram as do Governo" e que, tal como cerca de 140 mil colegas de profissão, tem sofrido na pele "mais uma quantidade enorme de atropelos que o Governo tem provocado, humilhando toda uma classe que não quer ter privilégios (a sua honra colectiva impede-o), mas que exige ser tratada com o respeito que lhe é devido."

Assim, admitindo não poder demitir-se de ser professor, e muito menos de ser português, pode demitir-se do cargo que vinha a ocupar naquele órgão municipal.

"A minha consciência impede-me de continuar a desempenhar um cargo no qual me sinto, doravante, em conflito comigo próprio", refere, acrescentando ter pena deste desenlace, até porque "muitas vezes defendi a actuação de V. Exª perante ataques que lhe eram desferidos de vários sectores e personalidades da nossa praça", concluindo, no comunicado enviado à nossa redacção, que "esta decisão é definitiva e irrevogável, pelo menos enquanto V. Exª for o respectivo presidente".

Contactado por Jornal da Bairrada, o autarca de Anadia preferiu remeter-se ao silêncio, avançando apenas que o professor Rui Godinho não terá razão, uma vez que "não me coloquei do lado de ninguém", acrescentando apenas ter falado da questão dos contentores por ter sido confrontado com essa situação.

"Não falei da avaliação nem que era a favor dela. Isso foram interpretações da comunicação social. É descabido. Aliás, eu sou a favor de uma avaliação que nem é a da Ministra", adiantou Litério Marques.

CC
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt